Como cintilografia óssea você pode economizar tempo, esforço e dinheiro.



A duraçãeste da aquisiçãeste DE imagens é por 30 MOMENTOS, nãeste é necessário de que o paciente faça jejum e nãeste é necessária a suspensãeste do uso por medicamentos. Após a injeçãeste do radiofármaco, é necessário aguarda por 2 a 4 horas de modo a de que haja absorçãeste óssea do material, nesse período é recomendado qual o paciente se hidrate natural de modo a eliminar este resto do radiofármaco de que nãeste se localizou nos ossos.

Será realizada injeção na veia utilizando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado utilizando tecnfoicio). A dose do radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), utilizando probabilidade quase nula por reaçãeste alfoirgica.

Fase do fluxo sanguíneo: O radiofármaco é injetado na veia do paciente com este precisamente já posicionado na câmara do cintilação. Estas imagens duram aproximadamente 2 MOMENTOS.

Precisamente a radiação a ser baixa, mulheres gravidas, com suspeita do gravidez ou amamentando não devem criar a cintilografia. Pelo resultado entregue ao paciente para ser levado ao especialista qual solicitou o exame é apontado onde estãeste os possíveis focos DE doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar o terapia.

Outro fator a ser considerado é este tipo de fratura. ESTES pacientes submetidos à fixação utilizando HIB, em sua maioria (quatro), tinham fraturas do Espécie II por Winquist (), enquanto aqueles em que se realizou a fixação usando PP, em tua totalidade, sofreram fraturas do Género IV. A indicaçãeste da fixaçãeste com HIB é produzida preferencialmente nas fraturas do menor grau de cominuiçãeste e naquelas Muito mais cominuíDE a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do Género II apresentam cominuição do -% do osso. Este Genero, por deter superfície óssea fraturada menor que as dos MODELOS III e IV, deve apresentar menor grau do remodelaçãeste pelo local da fratura. Por fato, este paciente utilizando HIB qual sofreu fratura do tipo IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar de a fixaçãeste utilizando HIB ser este tratamento do escolha de modo a as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é Muito mais indicado nas fraturas usando menor grau do cominuição, que apresentariam remodelação em menor grau. O fato por a fixaçãeste utilizando HIB permitir menor grau do mobilidade Destes fragmentos ósseos e o fato do essas fraturas serem menos cominuídas do qual aquelas fixadas utilizando PP poderiam explicar o menor grau de remodelação pelo local da fratura. A avaliação da consolidaçãeste óssea pela radiografia Pode vir a ser difícil em alguns pacientes devido à extensa FORMATOção do calo ósseo () e ESTILOçãeste por pseudartrose hipertróVive. A TC permite melhor avaliaçãeste do calo ósseo, mas a presença do material de síntese dificulta a interpretação do exame. A TC foi realizada apenas nos pacientes qual retiraram a fixaçãeste. A cintilografia óssea trifásica parece ser mfoitodo útil para indicaçãeste da retirada do material do síntese nos pacientes usando fratura diafisária do fêmur. Se a fixação foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 7

Nãeste é necessária a permanência do paciente na clínica durante o intervalo entre a fase por equilíbrio e a fase tardia. As imagens desta última fase duram aproximadamente 25 MOMENTOS.

É um Espécie de exame do diagnóstico por imagem de que avalia a funçãeste por Praticamente as estruturas ósseas do esqueleto. Quais as indicações da cintilografia óssea?

Basicamente consiste na injeção na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados) que permite o rastreamento do esqueleto saiba como 1 todo.

Atenção: O exame é contra-Adequado de modo a gestantes e de modo a aquelas de que estão amamentando, por medidas por proteçãeste radiológicas, nãeste venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

Caso continue seu mfoidico (a) possua solicitado ou se o médico nuclear do CERMEN dar necessário, pelo instante da injeçãeste será realizada a análise por fluxo sanguíneo, com obtenção por imagens de que durarão cerca de 5 MOMENTOS.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da Muito mais alta tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o precisamente nível tecnológico das melhores instituições do país e do mundo em sua especialidade.

Sim. ESTES riscos sãeste mínimos e relacionados mal a probabilidade do reação adversa a medicamentos (contendo reação alérgica), a ser este rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação Ainda mais verificada, não se observando nenhuma reaçãeste grave que necessite por hospitalização ou qual cause sequela para saúpor.

Download "Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada de implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às propriedades fisiológicas desses órgãESTES ou ao mecanismo de formação da doença. Uma vez de que os elementos radioativos cheguem aos órgãESTES de interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens de que permitam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame possui seu medicamento específico que é preparado ou encomendado para este dia do procedimento. Os variados exames estãeste listados abaixo:

Endereçeste para correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviço de Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado de modo a publicação em 9//. Copyright RBO lográficas moderadas e formaçãeste anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB indicam qual nosso Espécie do fixação leva a menor exigência mecânica do calo ósseo usando remodelação mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em 2 pacientes, mostrando tua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto não ocorreu nos pacientes utilizando PP, talvez devido a uma elevado movimentação Destes fragmentos ósseos permitida por este nosso material. Esta movimentaçãeste sugere qual o presente Género de fixaçãeste talvez não seja o Ainda mais fisiológico, nãeste proporcionando à fratura condições adequadas para se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide site oficial to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

A cintilografia óssea permite a detecção precoce por qualquer condiçãeste que aumente este metabolismo Destes ossos, dentre ESTES quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *